Análise em Foco > Personalidade
POUPANÇA INSUFICIENTE AFASTA BRASIL DO DESENVOLVIMENTO
Terça-Feira, 11 de Março de 2014

Quer mais um dado negativo sobre a economia e as finanças do Brasil neste início de 2014? Anote aí: a captação líquida da caderneta de poupança caiu mais 20% em fevereiro, depois de começar o ano caindo 24% em janeiro. A comparação é feita com os mesmos meses do ano passado.


Tudo bem, os internautas mais críticos podem argumentar que isso ocorreu depois de sucessivos recordes de captação, que levaram a poupança a terminar 2013 com um saldo positivo de R$ 71 bilhões – diferença entre depósitos e saques. Também podem observar que, mesmo com a queda verificada neste início de 2014, janeiro e fevereiro ainda foram o 23º e 24º meses consecutivos de captação positiva. Por fim, podem alegar também que a alta dos juros conduzida pelo Banco Central nos últimos meses poderia estar levando poupadores da caderneta para os fundos de renda fixa, que remuneram melhor a partir de um certo patamar da Selic.


O problema, no entanto, é o seguinte: (...)


Confira sequência do artigo em Capital de Giro. Conteúdo diferenciado e exclusivo, que você só encontra aqui. Acesse.  


 




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal