Análise em Foco > Personalidade
ATROPELAMENTOS OCORREM ONDE NÃO DEVERIAM OCORRER
Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014

No momento em que as lombadas eletrônicas estão prestes a voltar às ruas de Blumenau (fato já bastante criticado pelo Análise em Foco), deve-se reconhecer iniciativa do Serviço Autônomo de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb), que, através de uma campanha educativa, pretende reforçar a noção de respeito à faixa de segurança. Partindo de um princípio bem simples: quem anda de carro também é pedestre em muitas ocasiões.


As estatísticas não deixam dúvidas sobre a necessidade de se educar motoristas e pedestres. Somente este ano, foram contabilizados 53 atropelamentos nas ruas de Blumenau, 38 dos quais sobre a faixa de segurança – isso mesmo, 71% deles ocorreram exatamente no lugar onde não deveriam ocorrer. Em 2013, foram 205 atropelamentos, com duas mortes. Considere o elevado custo que estes números geram no sistema público (internações, atendimento ambulatorial, burocracia, etc.) e constate que, no final das contas, quem paga a conta da insegurança no trânsito, como sempre, é você – assim como ocorre com as lombadas eletrônicas, que, de educativas, não têm absolutamente nada. Sem falar no drama familiar que se segue a um acidente mais grave e seu impacto nos índices de produtividade, por exemplo.


Por isso a campanha do Seterb, desenvolvida por uma agência de publicidade de Blumenau, deve ser levada a sério e provocar em todos um sentimento de inquietação: por que ocorrem tantos atropelamentos, muitos deles sobre a faixa? Quem erra mais, pedestre ou motorista?


O fato é que se todos fizerem sua parte e tiverem um pouco mais de paciência e respeito, certamente haverá um reflexo positivo nas estatísticas. O prefeito Napoleão Bernardes, durante a apresentação da campanha, nesta segunda-feira, lembrou que os eventos do Maio Amarelo, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a adoção de medidas que tornem o trânsito mais seguro, têm o objetivo de conscientizar as pessoas, a médio e longo prazo.


– Estamos fazendo nossa parte ao aderir à iniciativa. Ter uma cidade com trânsito mais seguro é interesse de todos – concluiu.  


Tolerância zero


O presidente do Seterb, Sérgio Chisté, observou que o serviço de trânsito também vem intensificando a realização de blitzes pela cidade, com o objetivo de combater a condução irresponsável de veículos (o que inclui abuso de álcool ao volante,imprudência e excesso de velocidade), principal causa de acidentes.


Neste sentido, trata-se de iniciativa igualmente acertada. Apertar o cerco aos verdadeiros infratores (aqueles cuja prudência não vai além dos poucos metros de um radar eletrônico) é indispensável para que a lei faça sentido e inspire receio em quem faz do carro uma arma.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal