Análise em Foco > Personalidade
INSPIRAÇÃO LEGISLATIVA
Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014

Em uma tarde inspirada dos legisladores blumenauenses, quem também trouxe um assunto importante à tona foi Mário Hildebrandt (PSD), lembrando dos muitos problemas enfrentados pelos mutuários do programa Minha Casa Minha Vida. Tanto em Blumenau quanto em outros municípios do país.


– Se eu pudesse retiraria os bandidos de lá e os colocaria na cadeia, para devolver um lugar tranquilo aos moradores, que são batalhadores e merecem um lugar digno para morar – provocou o parlamentar, acrescentando que reportagens em nível nacional já teriam mostrado a influencia da criminalidade em alguns condomínios do programa federal.


Não se pode generalizar, pois não são todos os residenciais que apresentam o problema. Mesmo em Blumenau há os bons e os maus exemplos. Alguns condomínios, contudo, realmente estão vivendo um clima barra-pesada. Em um deles, localizado na região Norte da cidade, até tiro já se teria ouvido, conforme relato de moradores, e a presença da polícia seria uma necessidade constante.


Os problemas de infraestrutura também são muitos, de vazamentos e infiltrações a falta de equipamentos coletivos que favoreçam o convívio entre os condôminos, passando por acabamento inadequado das unidades e divisão mal feita das garagens, por exemplo.


Não bastasse tudo isso, ainda falta capacidade de entendimentos entre os moradores, em alguns casos. Sem qualquer mediação ou orientação de agentes públicos, pessoas com pouca ou nenhuma noção de convívio em comunidade foram postas para dividir o mesmo espaço de um dia para o outro. Incapazes de se entender, começaram a brigar e o clima ficou pesado.


Por isso, conforme já opinou o Análise em Foco em diferentes editoriais, o programa Minha Casa Minha Vida pode estar plantando sementes de novas favelas, como já ocorreu no passado, quando programas habitacionais mal planejados e executados acabaram se transformando nas Rocinhas, Boréus e Alemãos das grandes cidades brasileiras. E assim o que hoje começa como um sonho amanhã termina como um pesadelo sem fim. Abram o olho, senhores. E você também, eleitor.




+ Notícias
Todos os direitos reservados © Copyright 2009 - Política de privacidade - A opinião dos colunistas não reflete a opinião do portal